Governo de SP Finaliza Processo de Desestatização da Sabesp
  • Assis-SP, 21/11/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

Governo de SP Finaliza Processo de Desestatização da Sabesp

A desestatização da Sabesp foi concluída nesta terça-feira (23) com o evento de toque de campainha na B3.

Folha De Assis
Governo de SP Finaliza Processo de Desestatização da Sabesp Divulgação

Governo de SP Conclui Desestatização da Sabesp: Novo Capítulo na Gestão de Recursos Hídricos

Nesta terça-feira (23), o Governo do Estado de São Paulo celebrou a conclusão da desestatização da Sabesp com um evento simbólico de toque de campainha na B3. A liquidação da oferta pública, finalizada na última segunda-feira (22), marca o encerramento de um processo iniciado em 28 de fevereiro de 2023, quando a empresa foi qualificada no Programa de Parcerias em Investimentos do Governo paulista.

Com a efetivação da oferta, o novo contrato de concessão, assinado em 24 de maio e aprovado pela Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (Urae-1), entrou em vigor no mesmo dia da conclusão. A partir desta terça-feira, as tarifas de água sofreram uma redução significativa: 10% para as categorias social e vulnerável, 1% para a residencial e 0,5% para as demais categorias.

O novo contrato também acelera as metas de universalização do saneamento básico de 2033 para 2029 e introduz o Plano Regional de Saneamento Básico. Este plano prevê investimentos de R$ 260 bilhões até 2060, com R$ 69 bilhões destinados a melhorias até 2029. O objetivo é garantir acesso universal à água potável e ao tratamento e coleta de esgoto para toda a população do Estado de São Paulo.

Com a conclusão do processo de desestatização, a Sabesp passará a ser gerida por uma nova administração, que assumirá após a eleição do novo Conselho de Administração em assembleia geral de acionistas. No entanto, a aquisição de 15% das ações da Sabesp pela Equatorial ainda necessita da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Esta desestatização marca um novo capítulo na gestão dos recursos hídricos do estado, prometendo mais eficiência e melhorias no serviço para os paulistas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.