Estudantes da FEMA de Assis Criam Projeto para Aumentar Cadastro de Doadores de Medula Óssea
A FEMA de Assis divulgou recentemente um projeto inovador criado por alunos do curso de Administração, que tem como objetivo promover o empreendedorismo social e aumentar o número de doadores de medula óssea na região. O projeto, intitulado "CMO – Cadastro de Medula Óssea", é desenvolvido em parceria com o Hemocentro de Marília e conta com a participação de estudantes de Enfermagem e Publicidade, além do apoio do HUB Inova FEMA.
A iniciativa tem como foco sensibilizar a comunidade local sobre a importância do cadastro de medula óssea, visando aumentar o número de potenciais doadores. O projeto está inserido no currículo do curso de Administração e integra três disciplinas: Teorias da Administração, Filosofia e Comunicação Empresarial. Esta ação é particularmente relevante, pois a conscientização sobre a doação de medula óssea é fundamental para o tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia.
Guilherme Lopes, aluno do primeiro ano de Administração e um dos líderes do projeto, explicou que a próxima etapa envolve um pré-cadastro, no qual o grupo passará de sala em sala explicando o funcionamento do CMO e a importância do cadastro para alimentar o banco de dados do Hemocentro. Essa etapa é crucial para viabilizar a identificação de possíveis doadores para pacientes que necessitam de transplantes de medula óssea.
O Hemocentro de Marília desempenha um papel vital nesta iniciativa, sendo a única instituição da região que realiza o cadastro de doadores de medula óssea. A fase final do projeto inclui um evento de coleta de sangue, que será realizado na FEMA, onde alunos e professores do curso de Enfermagem serão responsáveis pelas coletas. Após a coleta, as amostras serão enviadas para o Hemocentro de Marília, que ficará encarregado de administrar o banco de dados das doações.
O evento está previsto para ocorrer ainda em agosto, dependendo do sucesso da fase de pré-cadastro. Este projeto é um exemplo de como a integração entre diferentes áreas do conhecimento pode gerar impactos positivos na sociedade, promovendo tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o engajamento social.
COMENTÁRIOS